19 de mai. de 2013

E a crítica de hoje é...

Nascido pra Matar (1987)






Título Original: Full Metal Jacket

Direção: Stanley Kubrick

Produção:  Stanley Kubrick
                  Michael Herr
                  Gustav Hasford

Roteirista: Gustav Hasford

Elenco Principal:  R. Lee Ermey - Sargento Hartman
                           Matthew Modine - Soldado James T. "Joker" Davis
                           Vicent D'Onofrio - Leonards "Gomer Pyle"
                           Adan Baldwin - Animal Mother
                           Dorian Harewood - Eightball
                           Kevyn Major Howard - Rafterman
                           Arliss Howard - Soldado "Cowboy" Evans
                           Ed O'Ross - Tenente Walter J. "Touchdown" Schinowski
                           John Terry - Tenente Lockhart
                           Kieron Jecchinis - Crazy Earl
                           Jon Stafford - Doc Jay
                           Tom Colceri - Atirador do helicóptero
                           Papillon Soo Soo - Prostituta de Da Nang
                           Ngoc Le - Sniper


Violento, sanguinário, engraçado... Adjetivar um Kubrick é difícil  Nascido pra Matar combina o treinamento duro do exercito, com a perversidade da guerra e ainda salpica humor e diversão no meio do caos e da desordem. O filme é icônico, sensibilizando seus sentidos. Assim como em Laranja Mecânica, Kubrick aproveita o clima noir e obscuro pra introduzir um roteiro, uma história ao qual vale a pena assistir.

Os primeiros minutos do filme são essenciais. O que os recrutas passam no centro militar de treinamento é desumano. Bem como o treinamento pré guerra deve ser. As humilhações chegam ao nível de insuportáveis horas dentro d'água. Não é pra menos que um deles enlouquece, bem ao estilo Stanley. Torturar tanto alguém a ponto de criar um psicopata, típico.

Algumas coisas são revoltantes, mas eu concordo com a atitude dos recrutas ao se vingar de quem os atrasa. Os 40 primeiros minutos são intensos, depois perde um pouco do ritmo. A entrada na guerra fica mais concentrada na parte burocrática, já que o foco do filme não é no psicopata em si e sim num jornalista, que vai treinar pra documentar a guerra.

O filme chega ao ápice quando no meio da guerra eles encontram uma vietnamita de camper, dentro de um prédio. É complicado para um bando de marmanjos acreditar que aquela pirralha com um fuzil na mão matou dois dos companheiros deles. As mulheres nesse filme são extremamente desvalorizadas. Primeiro a prostituta em Da Nang, depois essa menina que aparece de gaiato pra completar o roteiro e ter um final "emocionante".

 
Cada morte é muito bem ambientada, bem como os litros de sangue e milhares de capsulas de balas usadas no meio do combate. A equipe de efeitos especiais fez milagres, já que o orçamento desse filme foi todo consumido nas locações e licenças para tratar desse assunto "delicado".Merece ser visto por conta da violência retratada como um acontecimento cotidiano.O patriotismo é claro, sempre exaltando os Estados Unidos, tanto que o jornal em que Joker trabalha no jornal Star and Stripes.

 Vai ganhar 4 estrelas porque eu gosto mais da primeira parte do filme, que terminar depois dessa memorável cena que eu dei spoiler na última foto.   

Cíntia Rocha

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